Projectos
Vipasca 21

Apresentação do projeto

O Projeto Vipasca 21 surge no âmbito de Desenvolvimento Local de base comunitária em parceria com o Município de Aljustrel e a Esdime. É da necessidade de desenvolver e dinamizar o Concelho que o Vipasca 21 pretende entrar em ação e focar-se essencialmente no desenvolvimento das quatro freguesias, baseado em estratégias fundamentadas e dirigidas à população, no sentido mais abrangente, no que diz respeito a critérios demográficos e geográficos.

Missão

Surgiu então a necessidade de se determinar uma linha de ação através do programa para a dinamização e qualidade de vida das populações, denominada “Pactos Locais para a Coesão Territorial Concelhia”, e que pretende reunir o conhecimento de 12 estagiários, beneficiando de uma coordenação conjunta, e com vista a desenvolver as potencialidades locais. Uma missão bem explícita atua como uma mão invisível que guia os estagiários para um trabalho independente, mas coletivo, na direção da realização dos potenciais do concelho.

Visão

O “Vipasca 21” - Pactos Locais para a Coesão Territorial do Concelho de Aljustrel tem como objetivos principais e fundamentais a criação e valorização de marcas identitárias, atuar na área do Turismo e Património, onde se pretende integrar recursos e criar produtos, promover e apoiar o empreendedorismo jovem e de base local, dinamizando e criando emprego de forma a combater o desemprego geral. É também de extrema importância para o Vipasca 21 o estímulo ao sentimento de pertença da comunidade.

Valores

O Projeto “Vipasca 21” - Pactos Locais para a Coesão Territorial do Concelho de Aljustrel integra e promove os seguintes valores:

- Qualidade
- Responsabilidade Ambiental
- Cidadania
- Interculturalidade e Multiculturalidade
- Igualdade de Oportunidades
- Divulgação e Preservação do Património Histórico Local

Objetivos

Um Concelho com mais, melhor e rejuvenescida população, com pessoas qualificadas cultural e tecnicamente e com oportunidades de emprego, incorporando a atração e assimilação de novos habitantes nas Comunidades Locais. Um concelho vivificado, sob o lema “Concelho de Aljustrel – TERRA VIVA”

Ver mais em : www.vipasca21.com

Mapa Interativo - Projetos Proder
Site Rotas Sem Barreiras
Gabinete Vera
Crónicas pela Igualdade são uma iniciativa do projeto IGualaRTe, promovido pela Esdime e financiado pelo Programa Operacional Potencial Humano, no âmbito do Eixo 7 - Igualdade, gerido pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.
Formação Modular - Pré-Inscrição
Resultados - Proder / Leader
Videos - Esdime
Copyright 2015 © Esdime, Todos os Direitos Reservados