Projectos
Acções Projecto VERA – Vítimas Em Rede de Apoio
1. Acções de Formação
Realização de um conjunto de acções de capacitação para a intervenção, dirigida à equipa técnica do projeto e a todas/os técnicas/os das entidades parceiras do concelho de Aljustrel, sobre os temas:
. “Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica” (duração de 12h);
. “Avaliação de Risco” (duração 12h);
. “Direitos Específicos das Vítimas” (duração 6h);
. “Identificação e Conhecimento dos Recursos Existentes” (duração de 6h);
. “Impacto da Violência e Estratégias de Intervenção” (duração de 12h).

2. Definição de um Modelo de Intervenção em Rede na Violência Doméstica no Concelho de Aljustrel
Definição de uma resposta integrada que assegure a capacitação das entidades locais para as diferentes etapas da intervenção com as vítimas, desde a sinalização e encaminhamento das mesmas, ao desenvolvimento de uma resposta adequada e adaptada às necessidades das vítimas e facilitadora da sua integração.
Tal implica a criação de uma visão partilhada e de uma linguagem e procedimentos de actuação comuns sobre a temática da violência doméstica, garantindo a articulação da intervenção assumida pela pluralidade de actores e agentes institucionais do Concelho de Aljustrel que contactam com esta problemática.
Assim, será criada uma equipa Interdisciplinar e Intersectorial composta por Parceiros Sociais do Concelho de Aljustrel que habitualmente têm contacto privilegiado com vítimas de violência doméstica nos seus serviços ou que assumem especial relevância na intervenção no âmbito da violência. Esta equipa definirá uma proposta de Modelo VERA – Modelo de Intervenção com Vítimas de Violência Doméstica do Concelho de Aljustrel – que posteriormente será analisada e proposta a validação no Concelho Local de Acção Social do Concelho de Aljustrel.
Será ainda realizada, por esta equipa, uma visita a uma entidade com experiência na definição e implementação de outras redes de intervenção no âmbito da Violência Doméstica.
No final, realizar-se-á um Seminário de divulgação do trabalho realizado e apresentação de boas práticas na área da Violência Doméstica.

3. Gabinete VERA
Abertura de um Gabinete de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica.
Pretende garantir o desenvolvimento de uma resposta adequada ao perfil de cada pessoa, com uma intervenção directa e de suporte à vítima através de Apoio Psicossocial.
Pretende ainda mobilizar um conjunto de respostas complementares adaptadas a cada caso em particular.

4. Sistema de Acompanhamento, Monitorização e Avaliação do Projeto “VERA”
Realização de Workshop’s Participativos dirigidos aos parceiros do projeto que integram o CLAS da Rede Social de Aljustrel com o objectivo de avaliar a implementação das actividades previstas, o grau de comparação entre os resultados atingidos e os resultados previstos, procurando reformular os objectivos inadequados ou a corrigir eventuais inadequações.

5. Produção e divulgação de materiais formativos e informativos
Concepção gráfica e edição do Guia de Apoio à implementação do Modelo de Intervenção “VERA - Vitimas Em Rede de Apoio”;
Concepção gráfica e edição de um Guia de Recursos à intervenção;
Edição de folhetos específicos sobre as questões da violência de género.

 

 

Mapa Interativo - Projetos Proder
Site Rotas Sem Barreiras
Gabinete Vera
Crónicas pela Igualdade são uma iniciativa do projeto IGualaRTe, promovido pela Esdime e financiado pelo Programa Operacional Potencial Humano, no âmbito do Eixo 7 - Igualdade, gerido pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.
Formação Modular - Pré-Inscrição
Resultados - Proder / Leader
Videos - Esdime
Copyright 2015 © Esdime, Todos os Direitos Reservados