Projectos
Esdime - História
Do Projecto Experimental de Formação para o Desenvolvimento de Micro-Regiões Rurais (Messejana - 87/90) à Agência para o Desenvolvimento Local no Alentejo Sudoeste.

Fruto do debate, concepção e realização de programas de formação com vista ao desenvolvimento empresarial e regional no seio do Movimento Cooperativo Português e Europeu, e da vontade de intervir positivamente na sua terra de origem, José Carlos Albino, no quadro da Federação de Cooperativas de Produtores de Serviços, concebeu o Projecto Experimental de Formação para o Desenvolvimento de Messejana que foi financiado pelo Fundo Social Europeu para experimentar um conjunto de metodologias e estratégias, com vista a que as acções de formação possam efectivamente contribuir para a revitalização de micro-regiões do mundo rural.

A freguesia de Messejana, no concelho de Aljustrel e distrito de Beja, que foi palco desta iniciativa, contava com perto de 1500 habitantes, quase 50% de desempregados (após o encerramento de uma empresa fabril que empregava perto de 100 trabalhadores e com poucas actividades com auto-sustentação económica).

Este projecto teve por objectivo provocar um processo de mudança através da promoção da auto-iniciativa dos formandos e a criação duma sociedade/associação/ cooperativa (a actual Esdime) que apoiasse para além do tempo de vida do projecto o desenvolvimento dos projectos profissionais dos formandos, bem como o desenvolvimento da freguesia e da sub-região.

Se durante os dois primeiros anos, a Esdime funcionou como uma organização dominantemente concelhia, sem programas próprios de intervenção, dando apoio a projectos de criação de micro-empresas, principalmente de iniciativa de emprego ( Programa ILE), do terceiro ao quinto ano alargou a sua intervenção à sub-região, apoiando micro-empresas, fazendo atendimento específico a mulheres (Programa NOW) e realizando três Acções de Formação à Motivação. Durante esteperíodo multiplicaram-se as parcerias com instituições, autarquias e associações, condição que consideramos imprescindível para um trabalho consensualizado e eficaz.

Actualmente, o seu papel de Agência para o Desenvolvimento Local no Alentejo Sudoeste é reconhecido pelo trabalho já realizado, pela multiplicidade de projectos que desenvolve e pela rede de relações com as outras entidades que intervém no território.

Mapa Interativo - Projetos Proder
Site Rotas Sem Barreiras
Gabinete Vera
Crónicas pela Igualdade são uma iniciativa do projeto IGualaRTe, promovido pela Esdime e financiado pelo Programa Operacional Potencial Humano, no âmbito do Eixo 7 - Igualdade, gerido pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.
Formação Modular - Pré-Inscrição
Resultados - Proder / Leader
Videos - Esdime
Copyright 2015 © Esdime, Todos os Direitos Reservados