Projectos
ESCALE - Rede Europeia de Apoio ao Empreendedorismo
A parceria ESCALE - Échanges Solidaires de Collectifs d’Accompagnements Locaux en Europe, composta pela AFIP, AFIP Normandie, CELAVAR, de França, Esdime e Rota do Guadiana, de Portugal e Genista Foundation, de Malta, estabeleceu o objectivo de criar uma Rede Europeia de Apoio ao Empreendedorismo em Meio Rural (projecto co-financiado pela Cooperação LEADER – Medida 3.4. do PRODER). Uma das primeiras etapas consistiu na troca e aprendizagem mútua de metodologias de trabalho entre os parceiros. Neste sentido foram realizadas visitas aos territórios, tendo sido já realizados 3 intercâmbios entre os parceiros: Alentejo Sudoeste, Portugal (Outubro de 2009), Normandie, França (Dezembro de 2009) e Malta (Abril de 2010).

Posteriormente, e na sequência do processo de auto-conhecimento da parceria, foi iniciado um ciclo de formação, sustentada nas experiências visitadas, para profissionais de apoio ao empreendedor, tendo o primeiro sido subordinado à metodologia da AFIP Normandie – “Da Ideia ao Projecto”, que envolveu com o destinatários os técnicos portugueses ligados a associações parceiras e autarquias e teve lugar em Moura, em Junho de 2010. O segundo momento de formação decorreu na região Nord Pas de Calais, em Setembro de 2010, e recaiu sobre as metodologias desenvolvidas pelos parceiros portugueses – Esdime e Rota do Guadiana, dirigido a profissionais da rede nacional da AFIP.

A partir destes momentos formativos foi desenhado um Caderno Metodológico designado “Metodologias de acompanhamento e apoio à criação de actividades em meio rural”, que compila de forma prática algumas das diferentes abordagens empreendidas nos territórios rurais de França e do Baixo Alentejo, organizadas por tipologia de resposta, tais como: Formação; Acompanhamento; Consultoria; Financiamento e Facilidades de Instalação. Este caderno já foi editado em inglês e francês estando para breve a sua edição em português.

Paralelamente está em marcha uma iniciativa piloto de intercâmbio de empresários e empreendedores à escala europeia, que vai permitir períodos de estágio e visitas técnicas de portadores de projectos a empresas já existentes. Pretende-se assim promover uma melhor experimentação das actividades por parte de pessoas com ideias de projectos empresariais, em contexto de empresa, processo este que terá início já em 2011.

 

 

 

Mapa Interativo - Projetos Proder
Site Rotas Sem Barreiras
Gabinete Vera
Crónicas pela Igualdade são uma iniciativa do projeto IGualaRTe, promovido pela Esdime e financiado pelo Programa Operacional Potencial Humano, no âmbito do Eixo 7 - Igualdade, gerido pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.
Formação Modular - Pré-Inscrição
Resultados - Proder / Leader
Videos - Esdime
Copyright 2015 © Esdime, Todos os Direitos Reservados