Projectos
“As parcerias são o principal recurso da Esdime.”
as_parcerias_sao_o_principal_recurso_da_esdime Breve entrevista com Madalena Alves, Presidente da Direcção da Esdime

1 – A Esdime celebra 27 anos de existência. Quais são as principais apostas para este ano?

A Esdime arranca este ano com grande confiança. Os dois últimos anos foram de transição entre períodos de financiamento, o que corresponde a um período ciclico de redução de recursos e de actividades, processo que ainda não acabou, mas que se está a ultrapassar. Exemplo disso é o arranque dos CLDS em Aljustrel, Almodôvar e Ourique, em parceria com os Municípios e com três equipas técnicas afectas a esses três concelhos. Concluiu-se recentemente a constituição completa dessas equipas e será um desafio para os próximos 2 anos. Por outro lado, é possível, e existem boas indicações nesse sentido, manter, aprofundar e alargar o âmbito da actuação na prevenção e combate à violência de género,. Desde 2013 que a Esdime desenvolve essa linha de trabalho em Aljustrel, através do Gabinete VERA, no quadro duma parceria com o Município. Esta intervenção é delicada e difícil mas assume uma crescente importância no quadro dos desafios que se colocam ao território. A Esdime investiu forte nesta resposta e tudo leva a crer que em 2016 estarão reunidas as condições para dar um novo fólego e novas responsabilidades a esta intervenção.

2 – Este período de transição, como menos financiamento, é normalmente difícil para estas organizações. Que balanço?

A redução de recursos disponíveis para intervir tem naturais reflexos na capacidade de resposta, mas foi possível desenhar e ampliar algumas novas soluções para continuar o essencial da missão da Esdime, fruto das parcerias que a Esdime tem. Pode-se afirmar que, de forma constante, as parcerias no território são o principal recurso da Esdime. É fundamental ter uma equipa motivada e competente, e a Esdime tem. É fundamental ter recursos financeiros e logisticos para responder as desafios que se colocam, sendo que estes nem sempre estão assegurados. Mas o elemento que se pode destacar como diferenciador é o capital relacional que a Esdime conseguiu gerar ao longo destes 27 anos. Uma relação de proximidade e de confiança com as instituições dos territórios em que intervém – autarquias, associações, escolas, empresas e organismos públicos. Dois exemplos: 1) nos últimos 9/ 10 meses a Esdime foi convidada pela Delegação Regional do Alentejo do IEFP a desenvolver um conjunto de 7 acções de formação no âmbito do programa Vida Activa, em 6 concelhos do Baixo Alentejo e Alentejo Litoral, envolvendo 352 pessoas, num total de 1600 horas de formação. Constituiu uma oportunidade de responder a necessidades de qualificação de pessoas em situação de desemprego, tirando partido da experiência da Esdime na área da formação e da proximidade que tem no território; 2) Desde outubro de 2015 que está no terreno o Programa Estágios Empreendedorismo que continua e alarga a metodologia premiada do projecto Ferreira Empreende. Nesta fase em Ferreira do Alentejo e Aljustrel, mas com alargamento para breve a Castro Verde, em resultado duma parceria estreita com as autarquias e com o apoio do ÎEFP.

 

 

Mapa Interativo - Projetos Proder
Site Rotas Sem Barreiras
Gabinete Vera
Crónicas pela Igualdade são uma iniciativa do projeto IGualaRTe, promovido pela Esdime e financiado pelo Programa Operacional Potencial Humano, no âmbito do Eixo 7 - Igualdade, gerido pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.
Formação Modular - Pré-Inscrição
Resultados - Proder / Leader
Videos - Esdime
Copyright 2015 © Esdime, Todos os Direitos Reservados